12 de abril de 2011

Importância das Cores


As cores têm efeitos sobre a sensibilidade todos os indivíduos, inclusive para a criança, até de maneira mais evidente e natural. Para Barros (2006, p. 15) “a cor é um fenômeno fascinante. Sua presença no mundo visível exerce incontestável atração sobre nós, despertando sensações, interesse e deslumbramento”.

Barros (2006) salienta que a cor representa-se como importante ferramenta para a transmissão de idéias, ambientações e emoções, procurando chamar atenção do público de forma mais direta, suave e progressiva.

Segundo Farina (1986, p. 27) a cor tem por intuito provocar uma “ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir [...]. A ação de cada cor isolada é a base sobre a quais diversos valores são harmonizados”.

“Os costumes sociais são fatores que intervêm nas escolhas das cores”, explica Farina (1986, p. 103) e completa, que o simples fato da diferenciação dos sexos atualmente não é tão pragmático, a sociedade se modificam, e as necessidades também. Para ele as cores são definidas, mas seguem uma preferência para cada indivíduo de acordo com o seu tempo e temporalidade, por exemplo: "Quando se sentem tristes, doentes, ou nervosos a preferência é pelo marrom; para outros, essa cor aparenta discrição. Se uma pessoa se sentir alegre, feliz, normal, enfim, a escolha será pelo azul; para outros, essa cor é cansativa". (FARINA, 1986, p. 37). 

No vestuário, a cor e suas preferências são mutáveis, somado a fatores como clima, estações do ano, ambientes, crenças, etnias e etc. Na moda, as tendências de cores são em parte manipuladas, como explica Farina (1986, p. 165): "Decoradores e arquitetos conseguem encontrar hoje harmônicas combinações e, em muitos casos, multicoloridas, para os diferentes ambientes residenciais; costureiros de todas as partes do mundo, até em regiões frias do norte europeu, sentem a necessidade de enriquecer um pouco mais a gama de cores para o vestuário desta ou daquela estação do ano; editores de revistas de moda e de decoração, de arte culinária e de produtos, de grandes “magazines” lançam ao mercado diferentes publicações multicoloridas e em coleções separadas, como é no caso da moda feminina (noiva, moça, bebê, modelos, moda verão, moda inverno, etc. (FARINA, 1986, p. 165)".

Segundo Eco (2001, p. 34), no decorrer da história e sociedade atual, as cores se representam através da economia, quanto mais forte e disposta, geralmente as cores são mais vivas, vibrantes, limpas e nítidas, quando a economia se encontra em situação difícil, dá-se as cores mais fechadas, um momento chamado de “cores da época da Depressão”.


Cada cor procura representar alguma espécie de sentimento, dialogar com o espectador, comunicar-se de forma silenciosa mais com êxito de expressão. Segundo Eco (2001, p. 30) “a cor pode dar status, fazer uma afirmação ou influenciar outras pessoas. Pode estimular inspirar ou acalmar; criar uma imagem de poder, sofisticação, abertura ou intelectualidade”.


Ps: Informações retiradas do meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER A PSICOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DO PÚBLICO INFANTIL PARA A CRIAÇÃO DE PRODUTOS DO VESTUÁRIO finalizado em Dezembro/2007.


 Abra e Descubra: Vire as abas e aprenda brincando! 

De Dorling Kindersley  Ed. Publifolha, R$ 19,90
Com abas que se desdobram e criam uma divertida brincadeira de esconder e adivinhar, este livro é uma introdução lúdica ao mundo das cores para crianças de 3 a 5 anos. Ricamente ilustrado, apresenta cores básicas, como o vermelho, o azul, o verde, o amarelo e o laranja em tons vibrantes e imagens marcantes que povoam o imaginário infantil. São animais, flores, frutas e objetos variados que atraem a atenção dos pequenos ou fazem parte de seu cotidiano, tudo para ensinar a diferenciar as cores.

 

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