22 de agosto de 2008

Criatividade x Mercado

Há algum tempo tenho adotado um novo conceito do que se diz criação x mercado, a palavra criatividade deve sempre estar presente quando se trata de um produto novo a se lançar em um mundo que o diferente faz a diferença, mas a questão deste diálogo é a importância da utilização do conhecimento no mercado atual, suas necessidades, seus anceios ou desejos mais internos.
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A gestão de um negócio também está super ligada ao mercado e não temos como evitar isso.
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Um exemplo é "a confecção paulista Cris Barros está combatendo um mal muito comum entre as pequenas e médias empresas de seu setor — precariedade na administração e custos nas alturas. Em apenas cinco anos, a ex-modelo Cris Barros, de 36 anos, conseguiu se estabelecer como uma das estilistas mais procuradas pelo público que freqüenta endereços chiques da moda paulistana. A manequim, que saiu da adolescência estampando capas de revista, acabou virando empreendedora de uma grife que produz 50 000 peças ao ano e que leva seu nome. Segundo estimativas do mercado, a empresa fatura cerca de 10 milhões de reais por ano, e as vendas vêm crescendo a uma média de 30% a cada coleção. Hoje, suas roupas estão presentes em 60 pontos-de-venda em todo o Brasil e em lojas de luxo de 12 países, entre os quais Estados Unidos, Líbano e África do Sul.
Em parte, a história de Cris não é muito diferente da de outros empreendedores do mundo da moda que saíram das passarelas ou dos ateliês de costura para criar marcas poderosas. A diferença é que, logo nos primeiros anos, Cris percebeu que o crescimento do negócio ia exigir bem mais do que a criatividade necessária para compor belos modelos — era preciso manter uma gestão eficiente e um rigoroso controle dos custos. “No lançamento da minha primeira coleção, em 2002, o estoque previsto para durar três meses foi vendido em apenas 15 dias”, diz ela. 'Não demorou muito para perceber que, sozinha, eu não daria conta de acompanhar o crescimento da marca'."
Texto retirado do site: http://www.fashionbubbles.com/.
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Esse conhecimento ainda é mais importante quando se trata de um novo público emergente como infantil, onde é importante estar ainda mais atendos às mudanças culturais, políticas, econômicas e sociais.
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A criação é o "coração da moda" e um produto de moda deve servir para encantar. O Mercado Infantil é diferente, e não faz muito tempo que a explosão das marcas infantis oconteceu, e não podemos ser rígidos demais, ser eclético e não ter preconceito auxilia na contextualização de ser uma marca ou um novo nome de sucesso, mas isso não significa andar somente conforme a correnteza, mas sim aproveitar as mudanças sociais e atingir da mesma maneira o público-alvo que se supõe já ser bem definido.
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É importante reconhecer os sucessos e as falhas de um organização, repeti-las ou não cabe àquele que coloca a mão na massa e sem arrependimentos... ARRISCAR!
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Um abraço à todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fofo seu blog! Assim como vc: uma fofa e, pelo que podemos ver através do seu blog, muito competente tb.

Abraços!

Eva Coutinho
www.revistasintetica.com.br
http://revistasintetica.wordpress.com