21 de agosto de 2008

A era da Informação

Digamos que hoje a informação é um bem de consumo duradouro e interminável, atingindo a todos de forma muito mais dinâmica e voraz, e compreender o que é positivo ou negativo é uma tarefa que a nós é cabida. Nos dias atuais as pesquisas fazem parte do nosso cotidiano e nos validam a produzir uma análise do que achamos ou não certo.
.
Hoje nos cadastramos em um “newsletter” qualquer de noticiário e recebemos todos os dias um caminhão de informação sobre diversas áreas ou acontecimentos, é tudo junto e agora! E nosso cérebro está tão preparado assim para esse bombardeio? Ou é somente um fuga para não buscar coisas que realmente valha a pena ler?
.
Parada e pensando sobre o assunto cheguei a conclusão que é necessário filtrar tudo isso, me fiz várias perguntas, umas delas é o que quero realmente aprender?
.
Perguntas assim nem sempre têm respostas, mas vale à pena refletir. Por exemplo, não adianta ler coisas da página policial, da morte de não sei quem ou do roubo bilionário da pessoa de tal, temos que ter foco ou ter poder de distribuição de tempo para também ler sobre isso. O cérebro é um sistema que deve sempre ser atualizado, deletar coisas ruins, acrescentar coisas boas, em fim deve-se sempre estar sendo reciclado.
.
Não estou dizendo que não deve-se ler coisas que não tenham nada a ver com o que você quer aprender e sim, filtrar, a palavra chave é essa! Hoje em dia a política e economia são dois elementos essenciais se estar antenado quando se fala do setor de moda. Como é importante saber como a China anda se desenvolvendo por aí a fora.
.
E as crianças?
.
Desvendar o conhecimento começou à poucos anos atrás. Hoje é importante saber que esse público é emergente sim! E deve ganhar respaldo sim! O barato de tudo isso é que têm pessoas maravilhosas que estão trabalhando duro para conhecer e entender um pouco de mundinho até então bem fechadinho.
.
Tem muitas coisas por aí e é importante ler tudo! Qualquer página de revista que fale sobre elas, seu comportanto, dicas de saúde, de alimentação, de esporte, até de suas roupas. Nada é em vão, as pesquisas estão aí!
.
As informações quando se tratam de crianças vem de outro modo, elas tem outra atmosfera, são sensíveis ao bombardeio de informações e somado à liberdade de expressão são fatores que exercem força atualmente no processo de decisão.
.
É importante entender que apesar de tantos livros de condutas ou de sugestões de como devem ser as coisas, hoje é necessário perceber que nem todas a informações devem ser levadas em conta, aí de novo vem a questão do filtrar. Se pergunte antes de iniciar qualquer pesquisa: O QUE QUERO APRENDER HOJE?
.
E amanhã você estará livre para desvendar outra dúvida... Quer fazer um teste? Eu recomendo.

Nenhum comentário: