10 de agosto de 2008

Seja criativo! Usando imagens...

A imagem é muito importante na vida da criança, é por imagens que ela já compreende o ambiente em sua volta mesmo antes de poder falar ou ler. Na infância existe uma capacidade muito grande para a interpretação natural e constituir as primeiras recordações. Segundo Montigneaux (2003), sobre pesquisas realizadas por C. Allard (2000), a imagem é um sinal do pensamento, que gera estímulos, ações e reações num plano conceitual, uma representação ou símbolo.
Montigneaux (2003, p. 59) explica que “as imagens contêm representações físicas e psíquicas carregadas de emoções”, na qual a criança revela uma sentida única para si sobre a imagem e objeto, e acrescenta “a criança não tem a necessidade de uma representação fiel da realidade”.
A imagem é um lugar que envolve a criança, ela participa imageticamente da imagem que lhe da satisfação e transforma da sua maneira. Segundo Montigneaux, a criança tem muito mais facilidade em assimilar e armazenar informações visuais do que verbal. Isso indica que a facilidade de comunicação se deriva pela memória visual que foi constituída por diversas imagens. Após o um período de armazenamento de imagens e posteriormente sob a forma verbal, há um trabalho em sinergia.

Nenhum comentário: