6 de setembro de 2008

Importância da Estética

Importância da Estética
.
A estética está ligada ao belo, ao conhecimento sensorial, experiência e sensibilidade. A sensibilidade é própria ao individuo, ele simplesmente gosta ou não gosta de determinado conceito visual, entretanto muitas vezes, não sabe dizer o que o incomoda.
.
Wellington Carrion, Instrutor de Desenho e Web Design, afirma que a existência dos padrões visuais encontrados em diversos segmentos é importante para dar-se início ao aprendizado e, por assim dizer, inovar e revolucionar com novos princípios e idéias. A moda é um exemplo de imposição do belo, mesmo ousando pode desagradar, mas ainda assim é aceita.
.
Todo elemento visual deve ter peso e ser atrativo, despertando a atenção do espectador, ainda que não seja a atração principal. Sendo assim, o objeto ou personagem não precisa necessariamente aparecer isolado para ser notado.
.
O valor estético da imagem está totalmente ligado à sua composição geral, desde a visão, o tato, o olfato, audição e até mesmo o paladar, assim esclarece Kemol (2007): “Corpo - Elemento ou conjunto de elementos de mesmo teor pode ser tratado como a massa de equilíbrio ou foco de atenção. Espaço - Área onde esses elementos denominados massa serão distribuídos”.
.
A composição de imagem é estudada dentro de um conceito estético, e não estático, de maneira que a atenção do individuo se concentre no centro de interesse, neste caso o modelo, sua roupa e caimento.
.
Não há normas definitivas para a combinação de cores, a complementação, a forma ou o corte da roupa, texturas, padronagens e estampas ou mesmo para a adequação de determinadas roupas a situações de uso específico. A transformação dos valores é tão rápida que chega a confundir os profissionais, quanto mais os leitores. E, como nossa principal função é informar o leitor sobre como melhor utilizar os elementos a que ele vai ter acesso nas lojas (...), cabe a nós profissionais, um esforço de atualização constante; mas também de criatividade, de forma a multiplicar, visando o leitor, as opções disponíveis, a dar a elas usos e expressões os mais variados possíveis. (JOFFILY, 1991, p. 108).
.
Ao observar a estética, deve-se levar em consideração a questão do belo, na verdade o conjunto dos elementos traduz e estimula diversas compreensões dependendo do momento em que é vista, onde está localizado e o que faz importante dentro do contexto da análise de um objeto.
.
As atuais mudanças estéticas de valores e atitudes se revelam dentro da sociedade, um exemplo próximo é a forma que as pessoas se vestem. O mercado deseja algo, procura-se atingir o sensorial do seu público. É inevitável a busca pelo objeto que seduz através de signos estéticos não tão óbvios, sendo assim, nos mostra que, “as modificações freqüentes empregadas na estética dos objetos são um correlato do novo lugar atribuído à sedução” (LIPOVETSKY, 1944, p.164).
.
A moda contemporânea caracteriza-se pela homogeneidade, busca de um padrão estético, mesmo tentando fazer com as pessoas sintam-se criando uma identidade própria, assim, forma-se uma massa que procura o apelo estético – o belo – mesmo sem compreender necessariamente o que significa.
.
Ps: Informações retiradas do meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER A PSICOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DO PÚBLICO INFANTIL PARA A CRIAÇÃO DE PRODUTOS DO VESTUÁRIO finalizado em Dezembro/2007.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito! bem enteresante!=)

Unknown disse...

Gostei muito mim ajudou-me